domingo, 15 de março de 2009

Pode entrar a casa é sua

José Geraldo Mendonça*


O governo federal inaugurou uma nova e produtiva relação com os estados, municípios, terceiro setor e população.
É o portal de convênios que a partir de agora vai viabilizar todas as etapas na realização de um projeto, do credenciamento a prestação de contas. Isso irá reduzir custos operacionais, além de dar mais agilidade ao processo e transparência na utilização de mais de 15 bilhões de reais em recursos públicos só para o exercício do ano de 2009.
O portal de convênios a partir de agora irá viabilizar todas as etapas na realização de um projeto.
Agora só não monta projetos em seu município aquele “prefeito” que não quiser fazer nada pelo seu povo, principalmente os menos favorecidos da sorte.
O governo Lula disponibiliza 15 bilhões de reais só para o ano de 2009.
Os administradores do sul do país são os mais bem preparados e são os mais ágeis na montagem de seus projetos por isso sempre abocanham a maior parte dos recursos disponibilizados pelo governo federal.
Projetos como: Hortas comunitárias, Cooperativa especial para os portadores de necessidades especiais “Floricultura” Clube de mães, Clube escola para amparar nossas crianças e adolescentes, Projetos especiais de apoio aos produtores rurais, Fábricas de farinha e derivados da mandioca, com o apoio da “Embrapa”, fábrica de blocos-social, cooperativa de catadores de lixo, cursos profissionalizantes na construção civil, com a construção de casas para os sem teto, preparando pedreiros, armadores, eletricistas, bombeiros hidráulicos e esgoto, carpinteiros e mestres de obra. Cooperativa de reciclagem dos entulhos disponibilizados pelas caçambas, para produção de areia, brita, cascalho, Associações de criadores de abelhas e outros pequenos animais, cozinhas comunitárias nos povoados da zona rural, para aproveitarem os produtos disponibilizados nas suas propriedades, e um cem número de atividades artesanais que poderão serem desenvolvidas tanto na periferia como na zona rural do município. Esperamos que essa nova administração que começa deva ser dirigida no sentido de resolver os problemas sociais como: pobreza e abandono, que são cruciantes em nosso município já que nenhum outro prefeito até agora levou a sério as suas obrigações para com a população que o elegeu.
Essa abertura do governo Lula só irá facilitar as coisas para os nossos prefeitos.
É só o prefeito exigir que cada um de seus secretários monte o mais rapidamente possível um projeto para beneficiar o povo dentro de sua área de abrangência, principalmente das secretarias de: educação, social e agricultura.
É lembrar!...
Esse país só vai desenvolver socialmente a partir do momento em que todos se engajarem nesse processo de forma ética com muita responsabilidade social e espírito de cidadania.

PS.: Onde se nformar:
Ministério de planejamento
Governo federal
Centro de atendimento
SERPRO
0800 978 2329
Centro de atendimento
IBAM
0800 282 9948
Portal convênios:www.covenios.gov.br
É a gestão pública a serviços de mais brasileiros.


* josegmendonca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário